Quem tem, põe. Quem não tem, tira.
Aquisição de Potencial Construtivo
Para a aquisição de potencial construtivo oriundo do Programa Especial de Governo – PEG, nos termos da Lei n° 9.803/2.000 e Decreto nº 359/2012, deverá proceder da seguinte maneira:
2. Preencher requerimento ao SMU para efetivação da aquisição de potencial no link abaixo:
Formulário
Dúvidas: potencial@smu.curitiba.pr.gov.br
FONTE.: Portal da Prefeitura de Curitiba
xxx
Potencial construtivo é possibilidade de comercialização, pelo proprietário de um imóvel, do direito de construção para além da metragem permitida pela legislação municipal de zoneamento e uso do solo urbano.
Na prática, o poder público municipal, por meio da legislação específica, determina zonas urbanas especiais, visando preservar o patrimônio histórico, o meio ambiente ou de interesse social relevante.
Quem tem direito de construir, mas cujo imóvel esteja gravado com essas características especiais, pode vender seu direito a um terceiro, e reverter a receita ao restauro, conservação e preservação.
...
Ninguém queria ver o Poder Público injetando dinheiro diretamente na obra. Nem eu, apesar de reconhecer que, politicamente, as obras prometidas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal) para a cidade dependem de sediar a competição internacional.
O jogo de empurra acabou quando a abordagem da questão se tornou econômico-jurídica: a Transferência de Potencial Construtivo, com os devidos ajustes legais pela Camara Municipal, já despertou o interesse de grandes grupos empresariais locais, que irão concorrer na licitação para executar a obra e, em troca disso, farão uso do potencial em outras obras de seu interesse privado.
FONTE.: Universidade do Futebol - AGO/2010
xxx
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, potencial construtivo é verba de origem pública.
Se você é portador de títulos de potencial construtivo em Curitiba, não se preocupe com a alteração (aumento) do valor de cada cota, atualmente em R$500,00 de acordo com o site da prefeitura, que será votada nessa semana, quinta e/ou sexta, pela Câmara Municipal de Curitiba.
É como participar do mercado de ações e comprar títulos sabendo antecipadamente da sua valorização.
Se você é portador de tal título, também ganha! Sabe porque? Pela origem da verba e se qualquer alteração for efetuada apenas para um grupo de títulos, fica caracterizada ilegalidade no uso do recurso público.
Logo, será um bom momento para fazer investimentos no setor.
SAV
RODRIGO
Ver comentários (0)
