Logo COXAnautas

Geração 90
Geração 90Kerwin Kuhlemann

O paraguaio tinha razão

Depois da oscilação ocorrida em Ponta Grossa, o Coritiba entrou em campo contra o Náutico com uma gana de vencer fora do comum, conquistando uma importante e valiosa vitória. Ao final do primeiro tempo já tínhamos dez finalizações contra apenas uma do Timbu, que por sua vez mostrou que deve ser o cavalo paraguaio deste campeonato.

A partida marcou a consolidação de três peças chaves desse time, e que contavam com a descrença de boa parte da torcida até bem pouco tempo.

A começar por Waguininho que tem se mostrado um jogador eficiente e humilde, que não performa lances de grande habilidade, mas faz partidas muito regulares, marcando gols e dando assistências. Como extra, o atacante também tem mostrado grande disposição na marcação.

Depois vem Igor Paixão, que mesmo com seus apenas 20 anos, tem demonstrado um futebol agressivo, insinuante e de grande velocidade, características escassas no mercado atual. Falta ao garoto apenas controlar um pouquinho a afobação, que tem prejudicado na última definição de algumas jogadas. A chegada da ótima contratação de Guilherme Azevedo deve qualificar o elenco e propiciar uma disputa muito sadia nas pontas.

E por fim, o principal jogador desse “novo” Coritiba, o polivalente Robinho. Aos seus 33 anos e após vencer uma sequência ruim de lesões, Robinho parece ter reencontrado seu grande futebol. Ele voltou a ser aquele meio campo chamado na europa de “playmaker”, que dita o ritmo do jogos e distribui o time em campo, fazendo de tudo um pouco. Na sexta feira contra o Náutico, Robinho ajudou Léo Gamalho a fazer marcação na saída de bola do Náutico, tabelou com os laterais, deu lançamentos e passes por infiltração, e ainda voltou para ajudar os volantes na marcação. E pensar que muita gente já tinha dado baixa nesse jogador.

Pra ser mais preciso, destes três citados, pouquíssimos acreditavam que um deles estaria no time titular do Coritiba a essa altura. Méritos do treinador Morínigo, que mesmo nos momentos mais difíceis bancou os três jogadores, dando confiança para que eles crescessem de produção, chegando inclusive ao ponto de escolhe-los no lugar do craque Rafinha. Os resultados tem mostrado que o paraguaio tinha razão.

Aliás, essa temporada tem servido pra mostrar como nós torcedores as vezes nos equivocamos nas nossas avaliações, esquecendo que o treinador analisa diariamente todos os trabalhos e treinamentos, acompanhando o desempenho individual e coletivo muito de perto. Coincidência ou não, os jogadores que vivem no banco de reservas tem decepcionado quanto entram, como foram os casos de Valdeci e Lucas Nathan (que até já foi embora).

Agora o jogo é contra o Brusque e vale a ponta da tabela. Oportunidade de ouro pra embalar no campeonato e perder o quinto colocado de vista. Porém o jogo vai ser uma carne de pescoço. O time catarinense tem uma equipe ajustada, e tem frequentado a parte de cima da tabela mesmo com dois jogos a menos. No entanto, o Coritiba tem se colocado como o time a ser batido neste campeonato, e mesmo com dois importantes desfalques – Natanael e Val – o time Coxa Branca tem elenco e qualidade pra trazer mais uma vitória para Curitiba.

Quanto a escalação, vou arriscar um pitaco: Eu colocaria o mesmo time que jogou contra o Náutico, com Igor e Rafinha no lugar dos suspensos, deslocando Robinho para fazer a função do Val.

Dá-lhe Coxa!

Saudações Alviverdes.

Sobre o autor

Kerwin Kuhlemann
Curitibano, nascido em 1986, Servidor público há 14 anos, Torcedor apaixonado pelo Coritiba desde 1993, acompanho o Coxanautas desde 1998 quando ganhei meu primeiro PC. No entanto, só me tornei sócio Coxanautas recentemente, muito em razão das novas iniciativas do site, que propiciaram um contato mais próximo ao público que acompanha o site. Tenho extremo prazer em ler, comentar e assistir conteúdos voltados ao futebol, em especial ao Coritiba. Também sou fã da Premier League, que acompanho bem de perto desde 2004. Tenho uma especial admiração pela história do clube e pelo grupo Helênicos.

Sobre o blog

Nesse espaço vou elaborar análises a respeito do momento atual do Coritiba, fazendo referências a fatos e personagens que fizeram parte do Coritiba a partir da década de 1990. Também vou trazer conteúdo focado em uma geração de torcedores resilientes, que não presenciaram a época áurea e mais vitoriosa do clube, mas que mesmo diante de momentos de muita dificuldades, nunca perderam o amor incondicional pelo maior e mais tradicional clube de futebol do Estado do Paraná.
Ver comentários (4)
Link copiado para a área de transferência