Análise do Coritiba em Números
O principal objetivo foi alcançado, mas é fundamental analisarmos o desempenho, que está diretamente relacionado a aspectos físico/técnicos.
Em primeiro lugar o desempenho geral, com 56% de aproveitamento, foram conquistados 64 pontos dos 114 disputados. Uma performance suficiente para o acesso, mas muito próximo do quinto colocado, CSA, como 54%.
O Coritiba venceu 11 vezes em casa enquanto superou seus adversários em 7 partidas fora do Alto da Glória. Um certo equilíbrio em comparação com anos anteriores, onde o desempenho no Couto Pereira era muito superior em relação aos jogos fora de casa.
Foram 5 empates em casa contra 5 empates fora. O Coritiba empatou jogos em Curitiba contra adversários como Confiança, Vasco, CRB e Londrina, equipes que não conseguiram o acesso. Confiança foi rebaixado para a série C e o Londrina se livrou na última rodada. Esses pontos fizeram a diferença ao final da competição. Fora de casa o Coritiba também empatou com Remo e Vitória, rebaixados para a terceira divisão.
O Coxa foi derrotado 10 vezes sendo 3 no Alto da Glória e 7 fora de casa. O Coritiba foi derrotado em casa pelo Botafogo(campeão), CSA (quinto colocado), mas perdeu para o Cruzeiro pelo placar 3x0, clube que lutou até as últimas rodadas contra o rebaixamento. Fora de casa foi derrotado por Botafogo, CSA, Náutico, Goiás, clubes que lutavam pelo acesso. Entretanto, derrotas para Vasco, Operário e Ponte Preta, ocorreram contra clubes que nunca estiveram brigando pelo acesso, inclusive mais próximos do rebaixamento.
Dividindo a competição por fases
O campeonato é muito longo, dessa forma analisaremos por 4 fases. Fase 1 primeiros 9 jogos do primeiro turno(74%), Fase 2 últimos 10 jogos do primeiro turno(59%), Fase 3 primeiros 9 jogos do primeiro turno(67%) e Fase 4 últimos 10 jogos do segundo turno.
Analisando os números fica claro que o Coritiba teve um excelente desempenho na primeira fase, alguma irregularidade na segunda, bom desempenho na terceira. A crítica vem em relação ao desempenho ruim nos últimos 10 jogos, com apenas 42% de desempenho, muito próximo aos clubes que lutaram contra o rebaixamento.
O desempenho ruim demonstra uma queda brusca de desempenho físico/técnico ao final da competição, que por pouco não comprometeu o acesso a primeira divisão.
Nos próximos textos vou discorrer sobre aspectos importantes em cada fase, gols sofridos e feitos por tempo de jogo, adversários, etc.
Lembrando que o Coritiba foi eliminado precocemente do campeonato estadual e teve um período maior de preparação para a série B, além da possibilidade de 5 substituições por jogo, que proporciona uma grande diferença em relação a desempenho e redução de lesões.
Sobre o autor
Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.
Sobre o blog
O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.
Ver comentários (5)
