Para onde vai meu imposto ?
O promotor Marcelo Milani, ingressou com uma ação contra o prefeito de São Paulo, construtora e outros envolvidos, em relação a irregularidades na isenção de R$ 42 milhões de reais de impostos na construção da obra. Isso sem falar dos R$ 420,00 milhões que a prefeitura gastará captando recursos através de títulos públicos, e o povo que pague a conta.
A população e principalmente os empresários (com razão), reclamam da excessiva carga tributaria nacional, inclusive como uma manifestação pacífica, o dia sem imposto.
Alguém saiu em protesto exigindo uma aplicação correta dos recursos?
Na terra das Araucárias, o estádio que está sendo construído para a Copa, passou por uma engenharia(para não dizer outra coisa), para captar recursos do potencial construtivo, que existe desde 2000(Lei 9.802/00), visando preservar imóveis históricos, paisagismo, destinando recursos para implantação de creches e investimento em habitação social. Infelizmente, em 2010, houve uma alteração na legislação estendendo o benefício para clubes esportivos e recreativos.
Não veio para beneficiar o esporte, mas para bancar as obras de um estádio privado com “míseros” R$ 120 milhões . Em 2009, um estudo demonstrava que era possível construir uma casa popular por cerca de R$30 mil em terrenos que já pertencem ao poder público, que tal calcular quantas casa poderiam ser construídas? Você vai se assustar !
O discurso é sempre o mesmo, que a cidade será beneficiada pelos investimentos da PAC já que Curitiba é uma das sedes. O dinheiro do investimento será fruto da arrecadação do mundial? Claro que não, quem lucra com o evento é só a FIFA, o país sede fica com a conta para pagar, OBVIAMENTE do nosso imposto, aquele mesmo que a gente reclama todo dia e faz manifestação.
Precisa Copa do Mundo para investir em infra estrutura? Para construir metrô, melhorar os aeroportos, investir em segurança, o dinheiro não vem do mesmo imposto que seria arrecadado normalmente? O investimento em educação e saúde como fica? Faltam vagas em universidades públicas, os professores são mal remunerados, os hospitais carecem de médicos e estrutura, principalmente no interior do país.
Estava lendo a coluna de um jornal de grande circulação na capital, em seu espaço esse senhor acusa a prefeitura de não cumprir sua parte e pagar R$ 30 milhões para a construção do estádio para o mundial.
(Relembrando)Quando Curitiba pleiteava a sede, houve uma “concorrência” entre FPF com o projeto de construção de um estádio no Pinheirão e a proposta do A. Paranaense em adequar sua praça esportiva com recursos próprios, inclusive afirmando que o estádio estaria 80% pronto. A proposta do A. Paranaense foi aceita, a prefeitura e estado indicaram o estádio Joaquim Américo a CBF. Isso foi em 2008, passados 4 anos observamos essa palhaçada, aparecem os aproveitadores, já que a população esquece como foi conduzido o processo, estabelecendo oportunismo em favor de terceiros e prejuízo da população, principalmente a mais carente.
A Copa do Mundo só beneficia a FIFA, seus patrocinadores, empreiteiras e clubes oportunistas, exige mudança nas leis do país, seus dirigentes ofendem nossa população e interferem na soberania nacional.
Enquanto isso, a CBF e FIFA ameaçam punir o Brasil de Pelotas e Treze da Paraíba, em função de ingressarem com ações na justiça comum buscando seus direitos, uma prerrogativa prevista na constituição brasileira, mas que a entidade internacional insiste em impor ao contrário, afirmando que seus regulamentos sobrepõem as leis nacionais. Um completo absurdo, já que os tribunais desportivos são compostos por indicações políticas e demonstram ser absolutamente parciais em suas decisões, sem respeitar princípios básicos do direito.
Quando iremos nos organizar e cobrar uma correta aplicação de nossos impostos já que a carga tributária nunca vai diminuir?
Sobre o autor
Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.
Sobre o blog
O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.
Ver comentários (0)
