Logo COXAnautas

Futebol, Ciência e Opinião
Futebol, Ciência e OpiniãoMarcelo A. Almeida

O torcedor que pague a conta

Peço licença aos leitores do Blog Eficiência Física, para escrever nesse momento algumas palavras em caráter opinativo.

Plano de sócio e ingressos

Uma das primeiras medidas adotadas na atual gestão, foi o aumento no valor do plano de sócio e preço dos ingressos em dias de jogos, como justificativa a necessidade de arrecadar mais no ano de 2010. Como torcedor, não quero acreditar tratar-se de uma medida elitista, apesar que poderia perfeitamente interpretar dessa maneira.

Plano de Sócios

Economicamente, a medida é um tanto equivocada, pois o Coritiba reduziu a qualidade do espetáculo com a queda para a segunda divisão, com o agravante, o torcedor não tem a menor idéia onde poderá usufruir seu direito de livre acesso ao estádio, afinal o clube perdeu 30 mandos de jogos e a expectativa de redução da pena perante o STJD não é nada promissora. O que ouvimos são torcedores revoltados, que provavelmente farão filas no Couto Pereira solicitando o cancelamento de seus planos. Se o clube realmente deseja o torcedor ao seu lado, a medida seria a manutenção dos valores e não aumento, quem sabe um plano alternativo com valores menores, proporcionando como benefício a aquisição de meio ingresso.



Provavelmente, a arrecadação será menor, pois o aumento não compensará a redução do quadro associativo. O maior problema ainda não é o associado que cancela seu plano, mas sim aquele que passará a INADIMPLENTE, sem interesse em enfrentar filas e longos minutos no telefone solicitando cancelamento, simplesmente deixará de efetuar o pagamento das mensalidades, destruindo qualquer planejamento financeiro do clube, afinal, nunca se sabe quanto entrará nos caixas.


Ingresso

O valores de ingresso que serão praticados no campeonato paranaense e campeonato brasileiro da segunda divisão, são absurdamente caros, com base o nível de espetáculo e poder aquisitivo do trabalhador brasileiro.



A arquibancada é o setor mais barato do estádio, que custará R$ 50,00, para assistir Coritiba X Serrano, no próximo final de semana.

A geral do Camp Nou, de propriedade do FC Barcelona, é o local mais barato para assistir um jogo do atual campeão do mundo. Os ingressos são taxados pela qualidade do adversário, uma partida entre FC Barcelona X Racing, 21/02/10, custa nesse setor 19€ (R$47,12).



O valor mais alto, para assistir uma partida do FC Barcelona no setor “geral” é 75€ (R$186,00), contra equipes de altíssimo nível como Real Madrid, Atlético de Madrid e Valência, já contra adversários como Zaragosa e Osasuna, o valor é 31€ (R$76,88).


A comparação é direta, sem considerar o poder aquisitivo do trabalhador entre os dois paises.


Será que o Coritiba está oferencendo um espetáculo que justifique os altos preços cobrados ?






Sobre o autor

Marcelo A. Almeida
Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Sobre o blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.
Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência