Caminhada árdua e dificílima
Pontos jogados no lixo como os "2" diante do Sampaio Corrêa, os "2" frente ao São Bento(e poderia ser mais, "3", não fosse um erro da arbitragem) e os "3" em relação ao Oeste, em pleno Couto Pereira, estão fazendo falta e muita falta nessa reta final da Segundona Nacional. Esses 7 pontos atirados literalmente pela janela, poderiam hoje acomodar o Coxa no grupo dos 4 primeiros colocados na competição. Daria para citar outros pontos perdidos em casa, mas se apenas esses 7(sete) pontos fossem somados em favor do Coritiba, possivelmente a essa hora estaríamos apenas administrando a coisa.
Como não adianta chorar o "leite derramado", vamos em frente.
O Coritiba terá que fazer o que não fez até aqui nessa Série B. O Coxa ainda não venceu 3 jogos seguidos nessa Segundona. E foram pouquíssimas as ocasiões que o Coxa venceu fora de Curitiba.
A partida diante do Figueirense é um desses jogos que o pensamento é e será ou "vai" ou "racha". Um simples empate alviverde em solo catarinense pode sepultar as pretensões do Coritiba, de ainda buscar o acesso nas rodadas subsequentes. Dependendo dos resultados de Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova, com um empate diante do Figueira, o Coxa poderá se distanciar ainda mais da 4ª posição e aí o caldo que já não está legal, pode entornar de vez.
Jogando aqui em Curitiba contra o Figueirense em pleno Couto Pereira, o Coxa, após estar vencendo a peleja por 1 X 0, permitiu o empate e jogou pelos ares mais 2 pontos que a essa altura seriam importantíssimos na busca do acesso.
Agora, a batalha será lá e o Figueirense também ainda nutre um fio de esperança de buscar a 4ª colocação da competição lá no final. Com uma vitória o Figueirense pode se aproximar um pouco mais do 4º colocado que é o seu rival, Avaí. Será jogo duríssimo e uma verdadeira decisão. Resta saber, quem sairá dessa batalha, ainda com alguma chance de classificação entre os 4 primeiros.
Notem que estou sempre me referindo à 4ª vaga, à 4ª colocação, à 4ª posição, ao 4º colocado da Série B. Ao meu ver Fortaleza, Goiás e CSA só deixam de conseguir o acesso por cochiladas grandes deles próprios, daqui para frente, e mesmo assim para isso acontecer, mesmo com cochiladas deles, arrancadas fortíssimas de 4 ou 5 clubes terão que ocorrer nessa reta final, para que os 3(três) clubes citados neste parágrafo, não estejam na Série A em 2019.
Assim, Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova são ou serão os 4 clubes que o Coritiba, obrigatoriamente, terá que ultrapassar para acabar o campeonato na 4ª colocação.
É vencer ou vencer o Figueirense lá! Só com uma vitória diante do Figueira nessa próxima rodada, o Coritiba poderá ver a possibilidade de ainda voltar para a "A" nesse 2018, crescer.
Como frisei, um empate entre Coxa e Figueira pode enterrar os 2(dois), dependendo dos resultados de Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova, nessa volta.
Não adianta pensar no que vem pela frente, antes de vencer o Figueirense lá! Após o Figueira, o Coxa pega o CSA na sequência, mas não temos como pensar no CSA, sem passar pelo Figueirense. Voltamos a enfatizar: um simples empate lá pode enterrar o Coritiba e o próprio Figueirense!
"Caminhada árdua e dificílima"!!!
Sobre o autor
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.
Sobre o blog
Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (4)
