Logo COXAnautas

Elizeu
ElizeuElizeu

Hora de começar os ajustes

O Coritiba até aqui jogou três partidas pelo campeonato paranaense e venceu as três. Aproveitamento de 100%. Com três vitórias consecutivas e um ótimo aproveitamento não dá para criticar muito ou reclamar disso ou daquilo, mas é preciso pensar no que virá pela frente e é justo e necessário manter-se em estado de alerta, buscando sempre melhorar.

Por exemplo: o Coritiba jogou três partidas válidas pelo regional e tomou três gols, o que configura a média de 1 gol sofrido por jogo. Não é uma média das melhores.

É hora de começar os ajustes.

O Coritiba ainda carece de entrosamento? Obviamente que sim. O Coxa já tem o time modelo ou o time titular para atuar em 2015? Com certeza ainda não.

O Campeonato Paranaense disputado nos últimos anos e provavelmente o regional de 2015, não serve(m) de parâmetro para o(s) Campeonato(s) Brasileiro(s).

Se no Paranaense o Coritiba tomou três gols em três jogos, quantos teria sofrido se fosse o Brasileirão transcorrendo?

São indagações que precisam ser feitas.

Porém, tem o outro lado da moeda. Tudo tem duas ou mais interpretações. No futebol então, nem se fala.

Tem aquela antiga: o time tomou quatro gols mas fez cinco e venceu a partida.

O que importa é vencer. A equipe que vence a partida marca três pontos na tabela.

Para o Campeonato Paranaense essa velha retórica está valendo. O Coritiba jogou três partidas e venceu as três.

Ocorre que quando o Brasileirão se iniciar o Coxa terá chumbo grosso pela frente e obrigatoriamente deverá se apresentar com um elenco coeso, unido, de certa qualidade e já com padrão de jogo totalmente definido.

Assim, é preciso sim ter um olho no gato e outro no leite. Ou seria um olho no gato e outro no rato? Mas e se aparecer um cachorro bem bravo pela frente? E daí?

Estará o Coritiba no Campeonato Brasileiro preparado para enfrentar um cachorro bem bravo? Ou, estará o Coritiba preparado para enfrentar no Brasileirão vários cachorros bem bravos?

Aí alguns podem ponderar: o que está rolando agora é o Campeonato Paranaense e é preciso se preocupar em buscar o título regional que no ano passado não foi conquistado.

Concordo. O Coritiba precisa sim buscar o título do Campeonato Paranaense de Futebol de 2015, porém, em paralelo a isso, é necessário dar uma olhadinha no leite, no rato e principalmente nos cachorros que virão no Brasileirão.

Acho que não precisa mais eu fazer uma observação que venho fazendo, mas nunca é demais. Aí vai: "não vão me tirar o Raphael Lucas do time". Além de fazer gols o menino executa assistências primorosas. No meu modo de ver e provavelmente no seu também, Raphael Lucas já conquistou a posição de titular. E por puro merecimento.

A obrigação da vez agora é vencer o Foz.





Sobre o autor

Elizeu
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Sobre o blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência