Cabeça no Lugar
Independentemente de como o Coritiba será escalado para o confronto que decidirá se o Coritiba disputará o brasileirão na Série A ou na Série B em 2014, todos devem procurar manter a calma e o emocional do grupo deverá estar em ordem.
É óbvio que escrever ou falar isso no campo da teoria é simples e fácil. Já na prática, as coisas não se apresentam assim tão simples e fácil não.
Quando a bola rolar no domingo, até os 10 ou 15 minutos iniciais, em diversos campos espalhados pelos mais variados locais do Brasil, vários, muitos atletas se sentirão um tanto quanto travados e quem estiver assistindo aos jogos terá a sensação de que algo estará amarrando, segurando, determinados atletas.
O nervosismo que irá com certeza florescer em campo, em função da apreensão, da preocupação de muitos dos envolvidos na situação atual, será muito maior nos minutos iniciais. Com o passar dos minutos, a tensão será paulatinamente vencida por alguns atletas, face aos próprios movimentos e a intensidade do esforço físico dos mesmos. Porém, alguns atletas continuarão durante boa parte do jogo, atuando de certa forma em que, digamos, o emocional prejudicará o rendimento.
Um amplo trabalho de preparação psicológica para o confronto com o São Paulo deverá ser levado a efeito a partir de pelo menos 48 horas antes do jogo ter início.
Os times que tiverem a "cabeça no lugar" nessa última rodada, podem levar ampla vantagem e conseguirem os objetivos de um modo mais contundente.
É óbvio que para marcar os 3 pontos no próximo domingo, o Coritiba necessitará ter muito mais do que preparo psicológico, mas que o emocional poderá influir decisivamente na produtividade em campo, disso não tenho dúvida nenhuma.
Saudações Alvi-Verdes
Sobre o autor
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.
Sobre o blog
Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (0)
