Logo COXAnautas

Arquibancada
ArquibancadaSergio Brandão

Reaprendendo o caminho das vitórias

Coxa-branca é decididamente um sofredor por vocação. Não pelo que de bate pronto pode supor a palavra sofredor. Me refiro ao sentimento de sofrimento.

Por genética, por vocação, por masoquismo, escolha e fique à vontade para interpretar como quiser. A verdade é que o torcedor Coxa vai sempre buscar uma ponta de desconfiança, por melhor que sejam os resultados e o momento do time em campo.

É só pegar as últimas façanhas e concluir o que digo.

Tá certo que ainda não temos nada definido quanto à classificação do time para a série A do ano que vem, mas pelo menos agora tudo indica que já navegamos em mares menos revoltos e até com um pouco de sorte, quem sabe podemos almejar algo mais ousado? Carpegiani conseguiu dar esta segurança.Ainda assim, há os que não sossegam e seguem com uma pulga atras da orelha.

A décima segunda colocação na tabela e o número de pontos não dão mesmo muita folga, é verdade, mas muitos, ao contrário de festejar a heroica classificação para a fase seguinte da sul-americana e a goleada na rodada de ontem, contra o América, ainda torcem o nariz. São os que não conseguem relaxar e já s apresentam preocupados com o contrato de Veiga e outras coisas mais, por exemplo. Os mesmos que também sofrem por antecipação. São os que sempre criticaram Alan Santos e agora lamentam a nova contusão do atleta que deve ficar muito tempo fora... E assim segue o muro de lamentações. Às vezes com reclamações justas, outras também, algumas não, mas quando dá pra relaxar e comemorar, preferem ainda reclamar.

Depois de desbancar o time argentino na sula, ouvi muita gente dizer que a fase boa só seria confirmada se vencesse o América. Venceu bem, com goleada. Pois hoje, vejo muitos com novas preocupações. E assim parece que será eternamente. A desconfiança está no DNA Coxa-Branca.

Ouso dizer que quando o dia do bicampeonato brasileiro chegar, esta turma estará preocupada com o Tri. Ou com o título da Copa do Brasil que ainda não temos. Um pessoal que não se permite festejar. Nãos e trata de uma crítica. Sei bem o que é isso. Eu mesmo me pego muitas vezes assim, mais preocupado do que relaxado comemorando algo. Fomos ensinados assim, a sempre querer mais.

Este sentimento justifica a indignação quando de fato as coisas vão mal e precisamos mesmo reclamar. Oras, reclamamos quando não temos razão, imagina quando nos dão motivos?

Somos mesmo um bando de reclamões, ranzinzas, azedos eternamente preocupados. Funcionamos como um alarme que dispara no menor sinal de incêndio, mesmo quando só há fumaça.

Sobre o autor

Sergio Brandão
O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Sobre o blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.
Ver comentários (28)
Link copiado para a área de transferência