Logo COXAnautas

Noite de careta e golaço no Alto da Glória

Luiz Eduardo BuqueraBrasileirão

Há 35 anos Coxa bateu o Timão por 2x1, com careta de Lela e golaço de Milton.

Noite de careta e golaço no Alto da Glória
Após péssima participação no Campeonato Paranaense de 1987 o Coritiba almejava uma boa participação no Campeonato Brasileiro, que naquela ocasião foi intitulado de Copa União e contaria com os integrantes do recém criado Clube dos 13 e mais três equipes convidadas, Coritiba, Santa Cruz e Goiás.

Outras 16 equipes fizeram parte do módulo amarelo, uma espécie de série B disfarçada, que no entanto, permitia aos finalistas disputar um quadrangular com os finalistas da Copa União para disputar as duas vagas para Copa Libertadores da América e o título brasileiro. A malfadada fórmula gerou um imbróglio jurídico que se arrastou por muitos anos para decidir quem de fato seria o Campeão daquela edição do Nacional e que resultou na classificação dos finalistas do módulo amarelo para a competição sul-americana.

O Glorioso foi ao mercado para reforçar a equipe que fracassou no estadual, trazendo vários jogadores, dos quais vale mencionar o craque flamenguista Adílio que veio na condição de maior contratação da equipe e o desconhecido volante Milton, que havia se destacado pelo Apucarana no primeiro semestre.

A partida com o Corinthians pela terceira rodada da competição, marcou a primeira vitória do Alviverde, que havia perdido por 1x0 para o Grêmio na estreia, quando saiu aplaudido de campo pela excelente partida que realizou e empatado em Recife com o Santa Cruz na segunda rodada.

Na partida contra o time do Parque São Jorge, o Coritiba defendia um retrospecto positivo nos confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que o Verdão havia eliminado os paulistas nas edições de 1980 e 1985, quando chegou às semifinais e ao título, respectivamente.

O jogo foi muito disputado, e a exigente torcida Coxa já estava impaciente quando a equipe conseguiu a abertura do placar a menos de 10 minutos do término da partida, com o ídolo Lela, que já estava em decadência física, mas ainda mantinha toda sua qualidade técnica e oportunismo. Dois minutos após a comemoração com uma bonita careta, o excelente ponta direita lançou Milton que do bico direito da grande área bateu por cobertura e fez um golaço, ampliando para 2x0. O volante que chegou como coadjuvante se tornou o grande destaque do Coxa na competição, o que valeu convocação para a seleção olímpica e negociação com o futebol italiano no ano seguinte. Os paulistas diminuíram com o meia Éverton aos 41 minutos, dando números finais ao placar e ampliando a vantagem do Verdão nós confrontos contra a o Timão.

Curiosidades:

Na partida atuaram cinco atletas campeões brasileiros em 1985. Rafael, Hélcio, Marido e Lela, pelo Coritiba, e Dida, pelo Corinthians.

O zagueiro Paulo e o meia Luís Fernando vieram para o Coritiba na negociação que levou Dida para o Corinthians.

O volante Biro-Biro viria a atuar pelo Coritiba no Campeonato Paranaense de 1990.

Naquela vitória atuaram três pratas da casa na equipe do Coritiba, os laterais Hélcio e Márcio Batatinha e o centroavante Édson Borges.

O grande goleiro Rafael foi revelado no Corinthians, mas teve os momentos mais brilhantes de sua carreira no Estado do Paraná.

Ficha técnica:

Coritiba 2x1 Corinthians
- 23 de setembro de 1987.

Estádio Couto Pereira

Coritiba: Rafael, Márcio Batatinha, Paulo, Juarez e Hélcio; Marildo, Milton, Adílio e Tostão (Luís Fernando); Lela e Édson Borges. Técnico: Pedro Rocha.

Corinthians: Waldir Perez, Édson Boaro, Luís Cláudio, Wladimir e Dida; Wilson Mano, Biro-Biro, Eduardo Amorim e Éverton; Edmar e João Paulo. Técnico: Formiga.

Gols: Lela (CFC) 36/2, Milton (CFC) 38/2 e Everton (COR) 41/2.

Público: 20.320 pessoas.

Árbitro: José Roberto Wright.
Link copiado para a área de transferência