Fazer Login | Cadastrar-se | Entre em Contato

COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba

Negócios à Parte

De Coritiba para o mundo

02/05/2012 19h09
Rafael Belomo

O que é necessário ser feito para que o Coritiba conquiste o coração de torcedores fora da área de abrangência do DDD 41?

Não existe fórmula mágica.

Acredito que há um leque muito grande de ações e acontecimentos que podem vir a aumentar a popularidade, o respeito e o número de simpatizantes pelo Coxa. Em outro texto escrevi sobre títulos e marketing e não tenho dúvida de que esse é o caminho. Por isso resolvi elaborar um pouco mais sobre o tema.

Primeiramente, vejamos o que o Coritiba já vem fazendo:

- A campanha "O Mais Vitorioso do Mundo" explorou muito bem aquela sequência de 24 vitórias consecutivas, coisa que nunca havia sido vista na história do futebol. Não foi um título, mas se tornou, através desta excelente campanha, um ponto forte para alavancar o reconhecimento da instituição. Na minha opinião, é algo que poderia continuar sendo publicitado nas camisas de jogo.

- A campanha "Amo Minha Terra, Torço Pelo Meu Estado" é genial, pois nos propõe um bairrismo sadio. Acredito que o futebol paranaense só não é mais forte e expressivo devido ao fato de grande parte da população do nosso estado torcer por times de outros estados. Veja, como mero exemplo, a cidade de Londrina. Com ~500 mil habitantes onde - conservadoramente chuto que - uns 95% dos adeptos ao futebol torcem por times paulistas e apenas uma porcentagem destes considera o LEC seu segundo time.

Não vou entrar no mérito de quais são os motivos que levaram a essa "colonização" do interior do Paraná pelo futebol paulista. Hoje, para este post, esses motivos são irrelevantes. O que me interessa é olhar para frente e debater sobre o que pode ser feito ao invés de discutirmos o passado. Eu poderia ter me referido a outras cidades. Londrina (que me sinto no direito de citar, pois conheço bem a cidade, tenho familiares lá e a considero como um lugar que proporciona uma qualidade de vida acima da média) foi um simples exemplo.

- O programa socioambiental "Coritiba Retribui" é outro motivo de orgulho para os coxas-brancas. Este terá um impacto significativo porque, além de ajudar pessoas que precisam de apoio, fortalece a boa imagem do clube. Mais que isso, incentiva pessoas a cultivar um laço de afeto com o Coritiba. Muitos novos torcedores devem surgir como consequência deste programa, em especial jovens e crianças.

Talvez as ações mais duradouras sejam justamente aquelas voltadas a crianças. Levando em conta todos os pequenos, carentes ou não, pense no impacto a longo-prazo de: álbuns de figurinhas com jogadores do elenco atual; gibis com mensagens educativas utilizando personagens históricos do clube, o Vovô Coxa, além de coisas sobre o Paraná; bolas de plástico com menções ao clube; bexigas, chapeuzinhos e acessórios para festas de aniversário; brinquedos de praia como frisbee e frescobol, além de outros brinquedos como: carrinhos, miniaturas de jogadores históricos e atuais, bonecas com roupas e acessórios do Coritiba, miniaturas do Couto Pereira... esta lista é infinita e pode ser elaborada baseando-se em regiões, faixa etária e classe social.

Muitos desses itens já existem, mas nem todos na loja do clube. Casas de festas geralmente trazem um ou outro item que faz referência ao Coritiba, porém sem consistência na disponibilidade dos produtos.

Tudo isso pode ser licenciado, patrocinado por parceiros do clube, vendido a um preço acessível e ainda gerar alguma receita extra. No entanto, há de haver o interesse em facilitar (não confundir com banalizar) o processo de licenciamento de produtos oficiais e não vincular a licença meramente à pecúnia que ela pode vir a gerar. Assim, os ganhos a longo-prazo ultrapassarão a barreira dos cifrões e o lucro, em um sentido mais amplo, será muito maior.

Vale lembrar que o resultado real de campanhas e ações de marketing voltadas a crianças só pode ser colhido a muito-longo-prazo. Por isso, infelizmente, estas podem facilmente se perder na lista de prioridades.

O que mais é importante?

- Títulos nacionais e internacionais.

Títulos impõem respeito, isso é indiscutível. Quanto maior o campeonato, maior o reconhecimento que ele traz. As conquistas ganham espaço na mídia e, mais importante que tudo que escrevi até agora: times vencedores fascinam as crianças. Os "tampinhas" são os torcedores mais importantes a se conquistar. Adultos raramente mudam de time, enquanto crianças querem fazer gols iguais aos dos seus ídolos. Uma vez que escolhem para quem torcer, já era. Não muda mais!

Pessoas trocam de religião, de nome e até de sexo. Mas de time, nunca. No máximo se torna simpatizante de outro clube, como é o caso de várias pessoas que conheço. Mas o favorito, o de coração, aquele que vem em mente no momento da pergunta "pra que time você torce?", geralmente é escolhido quando se é criança.

Por fim, mas não menos importante: o quadro de diretores e conselheiros do clube eventualmente passa por uma renovação completa. O futuro do Coritiba pertence a nós, aos nossos filhos, aos nossos netos e por aí vai. Portanto, não é somente o que o Coritiba pode fazer por você, mas também o que você pode fazer pelo Coritiba. Caso queiramos ver um Coritiba imponente no cenário sul-americano, com uma torcida imensa e uma sala de troféus cada vez mais abarrotada de conquistas, precisamos dar sequência aos trabalhos que estão sendo feitos e continuar a busca por novas alternativas, por mais simples que sejam, começando hoje.

Não é preciso trabalhar no clube para fazer a diferença. Ações singelas e aparentemente irrelevantes são fundamentais: guardar fotos de suas crianças com a camisa do Coxa para que elas possam mostrar para os outros que são coxas-brancas desde pequenos, levar amigos ao museu do clube e ao Espaço 100 Anos, pregar a irmandade com os rivais e insistir que rival não é inimigo, tudo isso, entre outras inúmeras pequenas ações, fortalece o Coritiba, perpetua a cultura coxa-branca e engrandece a torcida alviverde.

Acho importantíssimo ressaltar que nada do que escrevi acima - e provavelmente nada do que hoje é viável para o clube - terá resultado imediato no que diz respeito a um aumento significativo no número de coxas-brancas. Esse processo leva anos, talvez gerações.

Antes de colher é preciso plantar e acompanhar o crescimento. Nesta analogia, a semeação é um processo contínuo e a colheita um processo cíclico e muitas vezes esporádico. Portanto, precisamos ter paciência. Ao clube é necessário perseverança, continuidade dos esforços, consistência nas ações e, acima de tudo, pés no chão para agir de acordo com as possibilidades.

Acredito, sem qualquer sombra de dúvida, que o Coritiba está no caminho certo. Basta manter o ritmo de crescimento e a criatividade em alta, sem perder o foco.

Coritiba über alles, Über alles in der Welt!
(Coritiba acima de tudo, acima de tudo no mundo!)

Saudações à família alviverde.

20 Comentários. Comente sobre esse post.

Ou entre em contato com este blog através do e-mail negociosaparte@blog.coxanautas.com.br.

COXAnautas

1996-2013 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Race Internet